CÂMARA FRIA

Também conhecida pelo nome de Câmara Frigorífica, a Câmara Fria ou de Resfriamento armazena produtos que necessitem temperaturas específicas para permanecerem em perfeito estado

benefícios de uma câmara fria friocom

câmara fria

Garante a qualidade dos produtos:

Produtos resfriados adequadamente nas Câmaras de Resfriamento Friocom sofrem alterações mínimas em suas propriedades e características, o que garante a qualidade.

câmara fria

Economia de energia:

Uma única Câmara de Resfriamento Friocom pode ser usada para resfriar rapidamente vários lotes sucessivos de produção de alimentos, gerando menor consumo de energia.

câmara fria

Uniformidade do Lote de Produção:

A disposição adequada dos produtos dentro da Câmara de Resfriamento Friocom resulta no processo de rebaixamento uniforme de todo o lote, o que evita desvios de qualidade e assegura a durabilidade.

câmara fria

Projetos Personalizados:

As Câmaras de Resfriamento Friocom são projetadas e instaladas de acordo com as exigências de cada cliente e em conformidade com as necessidades particulares dos estabelecimentos.

câmara fria

Melhor custo-benefício:

O investimento em uma Câmara de Resfriamento Friocom é altamente compensador, pois os produtos nela armazenados têm sua vida útil estendida, o que reduz o desperdício e permite maior flexibilidade de prazos e logística.

Como funciona uma câmara fria

Câmara fria é um equipamento desenvolvido para a estocagem ou resfriamento de diversos tipos de produtos. Se for corretamente projetada e construída, contribui para a ideal conservação de alimentos, bebidas e diversos outros produtos.

São muitas as suas aplicações, na indústria alimentícia, como exemplo, desde os insumos até a finalização do processo produtivo o controle de temperatura é um fator determinante na qualidade final dos alimentos e bebidas. Já no agronegócio temos a necessidade do controle de temperatura e umidade desde da conservação das sementes de soja, milho, batata, até a estocagem pós colheita, isso confere ao agricultor assegurar um melhor resultado por equitare plantado e o retorno do seu investimento.

Em termos técnicos, a operação de uma câmara fria é semelhante a de uma geladeira, freezer ou ar-condicionado, pois seu sistema é composto por um compressor, um condensador, evaporadoras e ventiladores, que, juntos, garantem a homogeneidade da temperatura dentro de um ambiente específico.

Entenda seguir, como funcionam as principais peças que compõem uma câmara fria:

Painel isotérmico
Placa de painel isotérmico para câmara fria

Também conhecido como isopainel ou painel térmico, este material possui um sistema exclusivo de encaixe, tipo macho-fêmea com sobreposição de chapas, garantindo perfeita vedação, isolação térmica de alta performance e maior rigidez contra impacto.

É, portanto, ideal para projetos que exigem rigoroso controle de temperatura, conforto térmico e adequação às normas da ANVISA para áreas de produção e manipulação de alimentos. Sua montagem rápida e modular, o torna altamente recomendável para obras que exigem soluções adaptáveis, podendo ser utilizado em toda área de produção, estocagem e escritórios.

Informações construtivas:

  • Largura útil: 1140 mm
  • Comprimento máximo: 15 m
  • Espessuras: 70mm | 100 mm | 120mm | 150mm | 200mm
  • Revestimento interno e externo: aço galvalume pré-pintado ou aço INOX AISI 304 fosco
  • Núcleo isolante: PIR (poliisocianurato) ou EPS (poliestireno expansivo)

Dados do núcleo isolante:

  • Tensão de compressão: > atende norma NBR8082 e ASTM D 1621
  • Estabilidade dimensional: < 1% – ASTM 2126
  • Condutibilidade térmica: 0,022 W/m².K
  • Produto ecologicamente correto: livre de HCFC

Núcleo isolante em PIR (POLIISOCIANURATO) – espuma expansível injetável:

 O PIR, plástico tipicamente produzido como espuma, é usado como isolamento térmico rígido e tem propriedades mecânicas e termoisolantes. É extremamente resistente à água e umidade, o que evita a proliferação de fungos e bactérias e garante maior durabilidade do produto.

Em sua composição, um aditivo anti chamas possibilita um isolamento térmico, tecnológico, seguro e especialmente indicado para aplicação em câmaras frias e túneis de congelamento.

E, para reforçar a alta durabilidade do painel, a pintura é feita por processo eletrostático a pó.

Principais vantagens do núcleo isolante:

  • Isolamento térmico de alta eficiência;
  • Economia na construção;
  • Maior durabilidade;
  • Rapidez na execução
  • Layout flexível;
  • 100% reciclável;
  • Perfeito atendimento aos padrões exigidos pela ANVISA.

Unidade condensadora:

Motor de uma unidade condensadora de câmara fria

Partes de uma unidade condensadora de câmara fria

 

 

Unidades condensadoras são equipamentos construídos na mesma base, unindo compressores, condensadores a ar, acumuladores de líquido, separadores de óleo, acumuladores de sucção, pressostatos de alta e baixa pressão, quadros de alimentação elétrica e comando. A função das unidades é comprimir o fluido refrigerante, arrefece-lo e, por fim, enviá-lo à válvula de expansão.

Equipamento de refrigeração tipo plug in – monobloco frigorífico:

Equipamento plugin para câmara fria visto por fora da câmara.Equipamento plugin para câmara fria visto por dentro da câmara.

O plug in frigorífico ou monobloco frigorífico é composto pela condensadora, evaporadora e quadro de comando, tudo em um único bloco, de forma compacta, o que resulta em praticidade de instalação e melhora de desempenho. A estrutura em monobloco reduz a tubulação frigorígena, reduz as perdas de capacidade de compressão pelo deslocamento do fluido no sistema, conferindo a esse equipamento frigorífico alta performance e fácil manutenção.

Como a construção pode ser feita por condensação a água ou a ar, o monobloco frigorífico torna-se versátil e adaptável a vários tipos de projetos de refrigeração e climatização.

Com um corpo único, é essencial que a instalação seja feita com a parte condensadora (externa) nas paredes laterais ou no teto da câmara fria ou ambiente a ser climatizado, ou seja, é preciso sempre considerar a necessidade de troca de calor e farta ventilação. Vale ressaltar ainda que a aplicação do plug in frigorífico só pode ser feito em câmaras ou ambientes em que as paredes laterais tenham acesso a áreas externas ou a áreas com grande circulação de ar.

Aplicação do monobloco frigorífico:

  • Instalação realizada pela parede da câmara frigorífica;
  • Degelo a gás quente por ciclo reverso ou por resistências elétricas;
  • Compressores hermético, semi-hermético alternativo, semi-hermético duplo estágio;
  • Faixas de operação:
  • Alta temperatura (+11ºC a +20ºC);
  • Média temperatura (-5ºC a +10ºC);
  • Baixa temperatura (-12ºC a -35ºC);
  • Polivalente (+10ºC a -35ºC).
  • Exaustão configurável horizontal ou vertical;
  • Quadro elétrico incluso padrão de fábrica.

 Evaporadores:

 Os evaporadores são responsáveis por promover a circulação do ar dentro das câmaras frias, das salas de manipulação e climatização. Por isso a importância do dimensionamento do perfil, do tipo de ventilador e da capacidade da flecha de ar, pois tais configurações influenciam diretamente no projeto de refrigeração de uma câmara fria.

Salas de manipulação e processamento:

Evaporador de saídas de ar para câmara fria.

 

Em ambientes assim, segundo normas da ANVISA, o turbilhonamento do ar não é indicado, pois, em função da alta ventilação dos evaporadores, as partículas  do chão ficam suspensas. Por isso, os evaporadores de saída de ar lateral ou dupla saída são os mais adequados.

Evaporador de saída de ar lateral para câmara fria.

 

Câmaras frias de estocagem

 Uma boa ventilação é fator determinante para uma câmara fria de qualidade, seja para estocagem de resfriados ou congelados.

A circulação de ar deve obrigatoriamente passar pela superfície dos produtos para garantir o rebaixamento e/ou manutenção da temperatura.

Para isso, o posicionamento, a seleção do diâmetro dos ventiladores, o espaçamento das aletas, a flecha de ar e o tipo de degelo dos evaporadores determinam o sucesso no projeto de refrigeração de uma câmara fria.

Segmentos que utilizam câmaras frias:

Com tamanha versatilidade, as câmaras frias são capazes de atender diversos tipos de demandas e negócios, pois permite que o equipamento seja adaptado a diferentes objetivos e demandas das empresas, garantindo, acima de tudo, a produtividade das operações.

Refrigerada em seu interior, a Câmara Fria  Friocom apresenta isolamento térmico e homogeneidade de temperatura, além de dispor de equipamentos adequados e suficientemente poderosos para rebaixamento rápido da temperatura.

Pode ser utilizada para estocagem de produtos refrigerados que precisam ser mantidos a temperaturas selecionadas entre 0°C a 20ºC, ou produtos congelados, a temperaturas abaixo de zero até -25°C.

A Câmara Fria Friocom preserva a qualidade dos produtos que passam pelo processo de rebaixamento rápido da temperatura e possibilita, também, o uso como câmara de estocagem normal, quando necessário.

Muito utilizada para o armazenamento de carnes, frutas e vegetais, entre outros alimentos perecíveis, a Câmara Fria Friocom possui vários modelos projetados para o armazenamento de diversos produtos em diferentes ambientes.

Fotos de câmaras frias Friocom:

VEJA O QUE A FRIOCOM PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

Solicite o seu orçamento

Já possui projeto?
Anexe aqui seu projeto

Friocom Câmaras Frias

A Friocom é uma empresa líder no segmento de câmaras frias, com mais de 10 anos de experiência. 

Nossos projetos transformam sonhos em realidade, proporcionando soluções de armazenamento e conservação de alimentos de alta qualidade.Atendemos em toda a região da Grande São Paulo, incluindo Campinas, São José dos Campos e Sorocaba. 

Não perca tempo! Entre em contato conosco hoje mesmo e conte com a Friocom como sua parceira de confiança em câmaras frias.

Faça um orçamento agora!